domingo, 22 de julho de 2012

Palavras pra que as quero...


Palavra eu preciso
Preciso com urgência
Palavras que se usem
em caso de emergência”


Estou num período de emergência!!!! Problemas técnicos e falta de tempo me afastaram da escrita para o meu blog. Mas não pensem que deixei de estudar em casa. Continuo lendo e me atualizando sempre. Tanto que emprestei na biblioteca a gramática dos professores Pasquale & Ulisses.

Conversando com uma amiga professora de português, ela me indicou investir em uma Novíssima Gramática do Cegalla.

Neste momento estou revendo as concordâncias nominais e verbais. A língua portuguesa é assim, precisamos estudá-la todos os dias e ainda  enfrentaremos dificuldade em sua utilização. O bom é que errar continua sendo humano.

Vou partilhar uma parte desta minha revisão com vocês:

Haver e fazer são impessoais quando indicam ideia de tempo (cronológico ou meteorológico)”, por isso devem permanecer na terceira pessoa do singular, a exemplo de há anos mudei para esta nova cidade ou fazia anos que não tinha férias de verdade. De tempos em tempos eu me esqueço deste uso do verbo fazer, aí é necessário recorrer à internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário