domingo, 25 de setembro de 2011

Tempestade de ideias

Outro dia, aproveitei a chuva que caia lá fora - sempre inspiradora - para escrever esse texto que agora ficará armazenado no blog mostrando minhas anotações sobre “tempestade de ideias”. Para os comunicadores, utilizá-la significa exercitar/aguçar os sentidos, especialmente nas áreas de relações humanas, publicidade e propaganda. Portanto, vamos juntos aproveitar essas gotas...

“Brainstorming ou chuva de ideias é uma técnica criada por Alex Osborn em 1953, que tem como principal objetivo explorar a criatividade. É uma ferramenta para geração de novas ideias, conceitos e soluções para qualquer assunto ou tópico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação”, explica o site Sucesso News.

De acordo com o livro Mantenha seu Cérebro Vivo (Laurence C. Kartz/2000), a técnica conhecida por brainstorming envolve uma “reunião em que todos dão ideias e sugestões que surgem em sua cabeça sobre determinado assunto”. Serve para estimular o pensamento criativo e segundo sugere o autor, em grupo de quatro a seis pessoas, uma delas mediando e anotando a conversa.


Assim “a mediadora apresenta o problema ou a oportunidade, talvez um novo produto ou serviço, ou a busca de uma solução difícil. As outras são estimuladas a oferecerem tantas ideias quanto puderem, mesmo que não estejam completamente elaboradas ou pareçam ‘absurdas’. Ninguém pode avaliar ou julgar aquilo que é sugerido nem dominar a reunião. Em vez disso, os participantes devem fazer livres associações para desenvolverem ou ‘pegarem carona’ nas sugestões dos outros. A mediadora escreve as sugestões num quadro ou em folhas de papel grandes, para que todos vejam. Também é sua a função de manter o clima jovial e divertido. (Depois, os responsáveis pela tarefa pegam todas as ideias, agrupam-nas em categorias e selecionam as mais valiosas para serem usadas como matéria-prima)”.

“Onde existe uma vontade, existe um caminho”.

Já que estou falando sobre estímulo à criatividade, emendo com texto do livro Quem Pensa Enriquece (Napoleon Hill/2009): “os grandes líderes devem seu sucesso à utilização da imaginação criativa”. “É verdade. Ideias são forças, e seu raio de ação é o próprio mundo”. Para Hill, existem duas formas de imaginação:

Imaginação Sintética: “Por meio dessa faculdade, pode-se dispor em novas combinações antigos conceitos, ideias ou planos”, o verdadeiro nada se cria, tudo se copia, trabalhando com o material acumulado pela experiência, educação e observação.

Imaginação Criativa: “A mente finita do ser humano estabelece comunicação direta com a Inteligência Infinita. É a faculdade pela qual são recebidos os pressentimentos e as inspirações”.

Não importa qual das imaginações, exercite-as constantemente. Libere-se para uma vida criativa.

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