sábado, 22 de junho de 2019

O futuro


Incertezas. É disto que trata o futuro, especialmente, no contexto atual…
E eu sei, exatamente, que nada sei (e será que saberei)…

Mas sempre foi assim, incerto, e isso o torna o dia seguinte mais instigante. Eu mesma gosto de “pagar para ver” o que virá. Talvez seja um dos fatores motivadores para me manter sempre buscando mais conhecimento.

Já o que ficou para traz, como diz Mario Quintana, deve nos servir de aprendizado: "O passado é lição para refletir, não para repetir".
Tendo em vista que o tema de hoje é mais uma pílula-texto cheia de subjetividade, vamos a uma questão de concurso que também trata de “futuro”!

A prova a seguir foi aplicada pela banca ESAF, em 2009, para a Agência Nacional de Águas (ANA), no cargo de Analista Administrativo - Comunicação Social - Relações Públicas.

Há um consenso entre os especialistas de que o mundo contemporâneo - e em especial o ambiente organizacional - tem sido abalado profundamente pelo processo crescente de globalização dos mercados e das ideias, pela revolução provocada pelas novas tecnologias, pela desmassificação do processo de produção e pela valorização do espírito de cidadania. Este ambiente, em contínua agitação, redimensiona o perfil das organizações e as torna menos estratificadas e mais flexíveis, convidando-as, permanentemente, a esticar os olhos para ver o que está à frente. O futuro (alguém ainda duvida disso?) mais do que o presente, será complexo, repleto de incertezas, mas (ainda bem!) rico em oportunidades para quem se dispuser a se "sentar" sobre um novo paradigma.
(W. Bueno. Comunicação Empresarial)
 Considerando o cenário organizacional apresentado por Bueno, analise as afirmativas a seguir e assinale a resposta correta.
 ( ) O processo de segmentação dos públicos, os chamados nichos de mercado, tem provocado mudanças substanciais na Comunicação Empresarial, com a implementação de canais diferenciados para atender às demandas informativas localizadas.
 ( ) O cliente evoluiu para o cidadão e espera um relacionamento mais amplo do que aquele que costuma vigorar entre a empresa que vende e as pessoas que compraram, porque o contato não se esgota mais com a transferência do produto.
 ( ) As organizações têm feito um grande esforço para criar veículos múltiplos para atender a demandas que também são múltiplas.
 ( ) Um exemplo de veículo novo, elaborado com o objetivo de atender a este novo padrão de relacionamento com os clientes, seria uma revista dirigida aos diversos públicos, com editorias específicos para cada segmento.
 ( ) Até o relacionamento com o público interno deve ser renovado e a intranet empresarial é hoje o veículo que reúne em um mesmo canal todos os instrumentos, contemporâneos e tradicionais, tornando-se um veículo para todos os fins.
 a) F, F, V, V, V
b) V, V, V, F, F
c) F, V, F, V, F
d) V, V, F, V, V
e) V, F, V, V, F

Resposta: B

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