sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Comunicação integrada

Relembrar é necessário. Ainda mais quando vc começa a olhar material antigo e ver o quanto era importante cada tema abordado no curso de Pós-Graduação de Jornalismo Empresarial. E como minha memória é falha, vamos às anotações feitas em junho de 2013, aula da professora Dra. Lucelma Cordeiro...

Ah, antes de iniciar, lembro do post que fiz de leitura prévia do material enviado para nós, os estudantes. O nome era o mesmo da postagem de agora: Comunicação  integrada.


Margarida Kunsch, Professora da USP, é o grande nome dessa área. Ela quem ajudou a estruturar o que se entende por comunicação integrada no Brasil. Aqui podemos fazer uma analogia com o corpo humano/organismo, assim é a “organização”, em que podemos trabalhar para facilitar os sistemas internos.Visão holística das várias modalidades de comunicação. Junção da comunicação institucional/interna e administrativa/mercadológica. Um mix de comunicação.
Modernidade: - Fordismo: produção em massa;- Na comunicação de massa: espelha a realidade;- Simplicidade de organização social: tudo em “caixinhas”, nasceu artesão dará continuidade familiar;- Comunicação de um para todos. Pós-Modernidade:- Pós-Fordismo;- Produção Segmentada;- Comunicação Dirigida;- Comunicação de todos para todos.
Francisco Gracioso: Comunicação integrada ampliada ao marketingComunicação Integrada pressupõe:- Diálogo produtivo;- Planejamento conjunto;- Processo de tomada de decisões compartilhadas.Benefícios: eficácia da comunicação nas organizações, coerência da linguagem adotada.
Livro Marketing 3.0: mais que o tradicional, agregar valores sociais. Comunicação Interna: relacionamento ágil e transparente da direção com o público interno. Comunicação Institucional: visa o alcance da credibilidade. Comunicação Mercadológica: reforça a imagem de produtos e marcas. Jornalismo Empresarial: junto com pessoal de PP e de RP, forma o tripé clássico que organiza os fluxos de informação sobre as organizações. Assessoria de Imprensa: mediação entre organização e variados públicos.Identidade: o que a organização é, diz e faz.Imagem: é o que passa na mente do público. 

Lembre-se:
1 - “Oportunidades acontecem quando temos condição de aproveitar”
2 – Conheça! Na Guerra do Vietnã os donos da casa ganharam dos EUA porque conheciam o terreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário