sábado, 8 de março de 2014

Identidade e outras ligações

Estudei com Wilson da Costa Bueno alguns conceitos que acredito ser importante guardar comigo:

 A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como, por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

      A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação. A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.
 
      A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria), e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização, sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

Para ler o artigo completo do professor Wilson, clique AQUI.

Como a questão de formação de imagem e de reputação também envolve responsabilidade social, vamos a uma questão aplicada pela ESAF em 2009 (ANA - Analista Administrativo - Comunicação Social - Relações Públicas):

A temática "Responsabilidade Social" tem sido alvo constante de análises no mundo corporativo. E, para além da expressão de compromisso com as causas sociais, incorporou-se como opção de um modelo de gestão. Considerando a noção de Responsabilidade Social, assinale as respostas verdadeiras com V e as falsas com F e, ao final, marque a resposta correta.

( ) É consenso considerar uma empresa "socialmente responsável" quando ela adota processos que incorporam escuta e negociação com seus parceiros de negócios - internos e externos - fortalecendo uma cultura institucional voltada à democratização das relações de trabalho.

( ) As empresas altamente competitivas adotam um modelo de gestão de Responsabilidade Social Corporativa que submete os projetos sociais às metas e interesses estabelecidos no planejamento estratégico, bem como à hierarquia de poder da empresa, sem com isso perder as características de empresa socialmente responsável.

( ) São vetores da responsabilidade social corporativa: ganhos de imagem corporativa; maior apoio, motivação, lealdade, confiança e melhor desempenho dos funcionários e parceiros; melhor relacionamento com o governo; maiores vantagens competitivas (marca mais forte e mais conhecida, produtos mais conhecidos).

( ) Estabelecer relações de comprometimento com uma agenda social consolidada por projetos de caráter sustentável, é outro quesito para uma empresa ser considerada socialmente responsável.

a) F, V, F, V
b) V, F, V, V
c) F, V, V, F
d) V, F, F, V
e) V, F, V, F

RESPOSTA D

5 comentários:

  1. Bom dia Rosália, me chamo Vitória Cesar Mendes, e sou aluna da ETEC Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba. Tenho uma Monografia/TCC sobre Mulheres Cinegrafistas Brasileiras, e tenho visitado muito o seu blog, queria entrar em contato com você, para tirar algumas dúvidas sobre este assunto. Espero que você possa me ajudar, meu e-mail é: vitoriacesarm@gmail.com . Obrigada pela atenção!

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  2. Rosália,
    Será que você poderia me dar uma ajudinha nessa questão que você postou? :) Não sei qual o erro da afirmativa II e não encontrei comentários sobre ela na internet... Sobre RS eu li apenas o "Administração Geral e Pública" do Chiavenato, que é muito breve sobre esse assunto. Se você puder me indicar outras referências onde eu possa tirar minha dúvida, também é uma ajuda! :D
    Abraços.

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    1. Olá Átila, obrigada por ter vindo ao meu blog e por ter deixado aqui seu comentário. Lembro a vc que sou jornalista, não da área de administração. Mas vamos tentar entender a segunda afirmativa, que pelo que estudei a responsabilidade social à hierarquia de poder, ou mesmo ao planejamento estratégico, pelo contrário, eu vejo como comunicadora o problema se assim fosse, quanta dificuldade seria resolver um problema de imagem numa tendência social a ser mais inflexível, menos preocupado em ter uma reputação positiva frente aos vários públicos e mais preocupada apenas com lucro, por exemplo. Sobre indicação de leitura, o que posso te passar é a dica do livro Comunicação Empresarial: políticas e estratégias, de Wilson da Costa Bueno (isso se vc for de jornalismo, relações públicas ou publicidade), caso contrário, deve ter leituras mais indicadas para a sua área. Espero ter ajudado!!

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    2. Obrigado pela sua atenção, Rosália! Administração também não é minha área, o que deixa ainda mais difícil entender as matérias mais subjetivas como essa. Mas você conseguiu esclarecer minha dúvida, sim! No caso, mesmo as empresas altamente competitivas não colocam metas à frente da RS, não é? Abraços.

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