quinta-feira, 4 de julho de 2013

Aprendendo novas palavras

Hedonismo é a busca do prazer desenfreado, reflete o individualismo.

Gosto de coincidências. Poucas vezes devo ter escutado a palavra acima, cuja reflexão aconteceu na aula da Pós em Jornalismo Empresarial, no módulo de Comunicação Integrada.

Na mesma semana, em casa ao fazer uma leitura de estudo da língua portuguesa, encontrei essa palavra para explicar um texto sobre a brevidade da vida:

“A visão de mundo antropocêntrica do Renascimento valoriza o ser humano e os prazeres terrenos e individuais (hedonismo), defendendo a ideia do carpe diem (devem-se aproveitar os momentos bons porque a vida é passageira).
 
O autor desse texto recomenda a preocupação equilibrada com o corpo para ter uma vida saudável, de modo a garantir satisfação e prazer durante a breve existência humana”.

A análise consta na revista de tema Português: Vestibular + Enem do Guia de Estudante e diz respeito ao texto “Geração Vaidade”, de Nuno Cobra.

Para finalizar vamos ver em qual outro contexto em que encontrei esse termo. O trecho abaixo foi da aula de Semiótica da Pós-Graduação, em que estudamos a seguinte definição de sociossemiótica:

Todos os discursos sociais possuem uma função principal ou primária. A maioria dos discursos sociais tem caráter eminentemente pragmático, isto é, visa a satisfazer alguma necessidade prática do ser humano. Esse é o caso dos discursos jornalístico, publicitário, político, jurídico, tecnológico etc.

Por exemplo, no jornal, a função primária não é SIMPLESMENTE a satisfação da necessidade “pela informação”, mas sim, a produção da “informação com vistas à comunicação social no espaço público”.

Portanto, enquanto as atividades pragmáticas se originam de um dever fazer (isto é, necessidade ou obrigação), o jornalismo tem origem num querer fazer, numa busca do “construir em conjunto”. Por isso, podemos dizer que o jornalismo (assim como a ciência, o esporte e a religião “PUROS”) é uma atividade hedônica (do grego hedoné, prazer), que possui como função primária a função hedônica (Bizzocchi, 1996, 1999 e 2000): “o prazer pela informação e dela usufruir, para gozar os espaços sociais e de comunicação”. Aqui, a função estética é, portanto, apenas um dos tipos possíveis de função hedônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário