sábado, 30 de junho de 2012

Como fazer assessoria de imprensa

Terminei de ler o livro Assessoria de Imprensa – Como fazer, de Rivaldo Chinem. Fiz algumas anotações que deixarei aqui, caso queiram me ajudar a comentar, o espaço é livre para interações.

“Não é possível ser jornalista sem entender a sociedade.”
I. F. Stone

Quem trabalha em assessoria faz a ponte entre o jornalista e a fonte, pois “não está a serviço da imprensa mas faz o contato a partir da empresa e se relaciona permanentemente com ela”.

Passamos do período em que veículos tradicionais eram os grandes empregadores, atualmente empresas, sindicatos, clubes, associações de classe, entidades científicas, religiosas ou culturais abrem vagas para jornalistas. Afinal, esta é a era da comunicação total, que “consiste no uso combinado de todas as formas de comunicação para atingir alvos determinados.”

“Quem trabalha com comunicação sabe que informação tem uma função social, não deve ser apenas um negócio. Como toda função social, a informação não deve ficar sujeita ao arbítrio de quem a opera, porque a transformação da informação outorga poder, e toda a sociedade está vigilante e organiza-se para que esse poder seja totalmente exercído”.

Como diz Alberto Dines, “a comunicação faz parte da condição humana” e talvez seja por isso que a notícia não tenha preço, diferente da publicidade. Sendo que “ambos têm interesses distintos”, apesar de trabalharem com o mesmo produto: comunicação e marketing.

“O bom assessor deve contribuir para que a informação possa chegar ao público, seja ela boa ou desfavorável para a corporação ou entidade que representa”.

Para finalizar, como enfatiza Chinem, é nosso dever enquanto assessores nos preocuparmos em informar corretamente o público, sempre!

Acredito que isso seja o básico da nossa função.

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