A última postagem foi sobre o lobby. Vamos voltar a ele
(antes que o mês acabe e eu não complete o pensamento sobre o tema conforme
havia planejado)!
Primeiro, vejamos o que diz a Wikipédia sobre o tema:
Lobismo, também referido como lóbi (em inglês: lobby, antessala, corredor; ou em inglês: lobbying), é o nome que se dá à atividade de influência, ostensiva ou velada, de um grupo organizado com o objetivo de interferir diretamente nas decisões do poder público, em especial do poder legislativo, em favor de causas ou objetivos defendidos pelo grupo por meio de um intermediário.
Apesar de o termo lobby ter, no Brasil, a conotação de troca
de favores ou corrupção, a definição original remete a um significado mais
neutro. Pena que gostamos de desvirtuar as coisas! Assim, quando o concurso da TRANSPETRO
fez a seguinte afirmação, estava errada:
A comunicação nas organizações pode ser caracterizada na
prática pela formação de lobby.
Mas as duas próximas questões são corretas:
CESPE - 2010 - MPU - Analista de Comunicação Social:
Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no relacionamento com jornalistas.
Atualmente, em razão dos novos desafios impostos ao assessor de imprensa, ele, além de ser um estrategista no uso da informação, pode se tornar um gestor de recursos humanos, materiais e financeiros de sua área.
IBGE:
Quando um assessor de imprensa envia para os veículos um teaser, tem por objetivo: despertar a curiosidade da imprensa sobre determinado produto ou evento.
Isso sim seria um lobby bom de ser feito!
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