sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Registrando...

Servidores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Acre e Rio Grande do Sul e lançam nesta terça-feira (19/12/2017), às 18h30, no Miniauditório do Campus Porto Velho Calama, o livro “Comunicação, instituição e sociedade”. A obra é resultado do desafio lançado aos integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias (GET/IFRO), para debater a comunicação e suas ligações com as unidades educacionais recém-estruturadas pelo Governo Federal e que deram origem aos IFs, dentro e fora de seus muros.

Rosália Silva, jornalista do IFRO é uma das organizadoras do livro, ressalta que “por trabalhar em um órgão público que incentiva o conhecimento científico, nós que na maioria participamos da obra somos de setores administrativos, também queremos tomar posse desse modo de nos posicionar junto à sociedade, de realizar uma pesquisa e escrever tecnicamente. Foi o que fizemos no capítulo sobre a Gestão da Informação nos Institutos Federais, enquanto jornalistas e publicitárias conseguimos desenvolver tecnicamente nossas funções e, ao mesmo tempo, refletimos sobre o que fazemos e sobre nossa atuação profissional. O livro é escrito em conjunto com outros autores sobre o dia a dia de uma assessoria de comunicação e sobre temas correlatos, estudando a linguagem, por exemplo”.

No livro, os pesquisadores Iza Ortiz e Famir Apontes debatem sobre o local e o global e a necessidade de comunicação entre as sociedades para uma produção de conhecimento.  “A comunicação efetiva só se realiza através do Outro. Não produzimos conhecimento para ser arquivado. Produzimos conhecimento para comunicar ao outro. A ciência global precisa da ciência local, a comunicação entre esses saberes é essencial para que a produção mundial seja conhecida por toda a sociedade. E este livro apresenta saberes que envolvem a sociedade e alguma Instituição formal. E todos têm o intuito de comunicar, de se fazer ouvir. E esperamos que esses saberes sejam possibilidades de emancipação e participação nas discussões atuais”, ressalta a autora Iza Ortiz.

 Estrutura da obra

Lançado pela Editora Baraúna, o livro “Comunicação, instituição e sociedade” está dividido em duas partes: a primeira envolvendo Comunicação e Instituição e, na sequência, artigos sobre Comunicação e Sociedade. A proposta surgiu de reunião ordinária do GET, em que cada linha de pesquisa teria como meta buscar publicações. Aliado a este objetivo, a Assessoria de Comunicação e Eventos (ASCOM/IFRO) também lançou proposta, que se conciliou com os anseios da Linha de Pesquisa “Educação, Sociedade e Cultura” de se ampliar o acesso ao debate público sobre processos comunicativos.

No artigo de abertura, a pedagoga do Campus Ariquemes, Elisângela Franco, escreve sobre “A Lei de Acesso à Informação no âmbito dos Institutos Federais: a importância da transparência da gestão pública federal”.  O segundo capítulo é de autoria do jornalista Daniel Esteves, do Instituto Federal do Acre (IFAC), que iniciou seu artigo com o seguinte questionamento: “Assessoria ou Diretoria? Uma nova perspectiva para a comunicação da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica”.

Já as comunicadoras Rosália Silva, Janaina Saldanha e Viviane Camelo do IFRO exploraram o tema “Comunicação e gestão da informação nos institutos federais: consulta via Lei de Acesso à Informação nas unidades do Norte e Centro-Oeste”.  Fechando a primeira parte do livro, a programadora visual do IFRO, Janaina Saldanha, faz proposição sobre Comunicação Interna: projeto gráfico da campanha institucional “Pinte o nosso mundo com as cores da gentileza”.

No capítulo inicial da segunda parte, a técnica em assuntos educacionais, Solimária Lima, aborda “As Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs e o Livro Didático”.  O segundo capítulo, da jornalista do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Mara Felippe, traz para o livro o artigo “Leituras e leitores em tempos de internet e mídias digitais”. Para finalizar, está o capítulo de Iza Ortiz e Famir Apontes sobre “O local e o global: a necessidade de comunicação entre as sociedades para uma produção de conhecimento”.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Comunicação, instituição e sociedade”

Data: 19/12/17 (Terça-feira)

Horário: 18h30

Local: Miniauditório do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Calama -  Av. Calama, 4985 - Flodoaldo Pontes Pinto, Porto Velho - RO



Nenhum comentário:

Postar um comentário