“Sim, é verdade que o Sol nasceu para todos, mas também é verdade que aqueles que não saem da sombra não se beneficiam com sua luz”
Carlos Hilsdorf
Acabei de ler que o poder está para o ser humano assim como água para peixe. É uma necessidade natural, por assim dizer. A relação de forças é encontrada até mesmo no amor, quando se convence o outro ou se impõe certas vontades.
E quantas coisas somos capazes de fazer em busca de mais domínio, posse, força e capacidade de fazer. Dependendo do uso, ter poder é bom, o problema está nos momentos em que se ultrapassa limites.
E a comunicação é toda envolta em poder, ter/receber/repassar informação é uma forma de poder (e alguns seguram esse "osso" e não o largam de maneira nenhuma). Quem o detém é beneficiado por isto. Para ilustrar o poder da mídia, um vídeo que debate essa histórica relação de força:
Verbo Poder...
Gerúndio: podendo
Particípio passado: podido
Morfologia do Verbo Poder: irregular
Semântica do Verbo Poder: verbo transitivo e intransitivo
Demais conjugações: http://www.conjugacao.com.br/verbo-poder/
Um filme que gosto é O Quarto Poder, que trata dessa relação de manipulação, controle, audiência, de focos e escolhas:
O post de hoje foi apenas para relembrar o quanto é necessário se cuidar e ter a consciência do quanto estamos rodeados por questões de poder. Seus sinônimos e seus antônimos mostram um pouco desta força, coerção, autoridade incluídas na palavra: PODER.
Nenhum comentário:
Postar um comentário